As agências de notícias
são empresas de informação intermediárias entre os acontecimentos e os meios
de comunicação social. Este sistema funciona porque as agências noticiosas têm
muitos correspondentes e em vários locais, custo que nem todos os meios de
comunicação podem suportar, podendo assim fazer uma melhor e mais célere
recolha das informações, transmitindo-as depois aos meios de comunicação
social e seus assinantes.
Segundo Gabriella Porto,
as agências de notícias são companhias de cunho jornalístico, que se
especializaram em distribuir dados e notícias, diretamente das fontes do
acontecimento para veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádios,
Internet e emissoras de televisão.
Criadas no século XIX, na França, as agencias surgiram através de
empresas como a Havas que deu origem depois à Reuters em Londres -e como a
Agence France Presse (AFP). Essas companhias foram fruto da Revolução Francesa,
do desenvolvimento do capitalismo e do florescimento de meios de comunicação
com a prensa moderna de Gutemberg.
Informações mais que necessárias. Muito bom!
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