sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Agências de notícias



As agências de notícias são empresas de informação intermediárias entre os acontecimentos e os meios de comunicação social. Este sistema funciona porque as agências noticiosas têm muitos correspondentes e em vários locais, custo que nem todos os meios de comunicação podem suportar, podendo assim fazer uma melhor e mais célere recolha das informações, transmitindo-as depois aos meios de comunicação social e seus assinantes.
Segundo Gabriella Porto, as agências de notícias são companhias de cunho jornalístico, que se especializaram em distribuir dados e notícias, diretamente das fontes do acontecimento para veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádios, Internet e emissoras de televisão.
Criadas no século XIX, na França, as agencias surgiram através de empresas como a Havas  que deu origem depois à Reuters em Londres -e como a Agence France Presse (AFP). Essas companhias foram fruto da Revolução Francesa, do desenvolvimento do capitalismo e do florescimento de meios de comunicação com a prensa moderna de Gutemberg.

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