sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ai galera a apresentação do último grupo ficou muito legal, mas vi um material que resumidamente fala tudo o que eles falaram. Pra quem não entendeu é só lê.....

Fontes que todo Web Designer deve evitar usar

Uma dúvida muito comum entre os web designers é saber qual fonte utilizar na composição de um layout. Uma fonte serifada? Sem serifa? Manuscrita? São tantas opções de fontes que ficar em dúvida é algo normal e compreensivel. Porém, por que muitos web designers acabam escolhendo justamente a fonte que não deve ser usada de jeito nenhum? Fontes batidas, saturadas e tidas como bregas?
Pois Tio Bruno está aqui para ajudar você, meu querido leitor, ao revelar quais fontes você devem evitar ao máximo e assim não ser taxado de amador ou brega pelos profissionais.

Brush Script

nao-use-essas-fontes01
Essa fonte está no topo do ranking para você descartá-la de vez de seus próximos layouts. Não haveria nenhum problema nesta fonte criada por Robert E. Smith em 1942 se 9 em casa 10 web designers iniciantes, diagramadores de gráfica rápida ou publicitários de início de carreira não a utilizassem em seus trabalhos. Porém há uma certa fixação por essa fonte e não sei explicar o porquê. Pode ser um layout para um Portal de Notícias ou uma funerária, o Brush Script estará lá. Infesta todos os tipos de folders promocionais e camisetas estampadas. Por conta da banalização do Brush Script, utilizá-la hoje em dia é considerado brega, antigo, amador e sem graça.

Comic Sans

nao-use-essas-fontes02
Outra fonte geralmente colocada inadequadamente em diversos trabalhos. O próprio nome já dá a dica: “Comic”. Logo seria uma fonte mais ligada a histórias em quadrinhos, humor ou até mesmo o universo infanto-juvenil. Correto? Que nada, encontramos essa fonte espalhada por aí em sites “sérios” de advocacia, escritórios de contabilidade, hotéis, construtoras e por aí vai. Outra fixação inexplicável dos web designers e diagramadores novatos por essa fonte. Evite!

Arial

nao-use-essas-fontes03
Com tantas fontes por aí, milhões, trilhões, quatrocentrões, você vai escolher logo o Arial para fazer um logotipo ou uma identidade? Uma identidade para ser de fato uma identidade, precisa de personalização, exclusividade, o diferente, o novo. Compor um logo ou toda uma identidade utilizando Arial é buscar o genérico, o comum. Todo mundo usa Arial. É fonte mais batida do que limão em caipirinha. Se você for fazer um logotipo ou uma identidade, seja criativo e busque outros caminhos.

Times New Roman

nao-use-essas-fontes04
Você sabia que existem milhões de fontes serifadas no mundo? Por que você vai escolher justamente a serifada mais comum de todas, a Times New Roman? Pior que além de comum, é colocada em situações inadequadas. Imagine um Chiclé com recheio de morango chamado “GluBilu” numa fonte Times New Roman? Um bloco de carnaval baiano de nome “Viva Folia” em Times New Roman? A embalagem de um iPhone todo composto por Times New Roman? Fonte serifada é voltado para o clássico, antigo ou algo que passe seriedade e credibilidade. Não combina com universo infantil, juvenil, tecnologia ou festas. E mesmo assim, procure outras fontes serifadas, buscando sempre o novo, o diferente e o menos comum.
Aliás é muito comum ver caixas de produtos eletrônicos made in china com fonte Times New Roman. Não se esqueçam que eles são chineses e não conhecem direito os desenhos de fontes ocidentais. Para eles é tudo igual, assim como pra nós o desenho das fontes em mandarim é tudo do mesmo jeito. Por isso para os chineses é difícil ter uma idéia de qual fonte ocidental é mais adequada usar.

Scriptina

nao-use-essas-fontes05
Todo convite de casamento você encontra essa fonte marota. Não só convite de casamento mas convites de formatura, aniversários classudos e folders de reveillon. De tão usado ficou brega e antiguado. A gente logo pensa “o designer ficou com preguiça de buscar outras fontes e tacou logo a mais comum nessas ocasiões”. A fonte é bonita, o uso exagerado que banalizou. É usado até em logo de bandas de forró e duplas sertanejas.

5 comentários:

  1. Pude vê a apresentação de vocês, foram fantásticos ao falar sobre esse assunto...Sempre bom aprender...aquilo que tanto pode nos ajudar na hora de execer a nossa profissão de jornalistas.

    ResponderExcluir
  2. alem do tipo da fonte, a cor em que será escrita e a cor do fundo do texto também devem ser observadas

    ResponderExcluir
  3. Valeu Chico, fica atento à composição das cores.

    ResponderExcluir
  4. As a farmer focused on livestock, I require tractors for tasks such as feeding and manure management. The John Deere 4440 catches my eye, yet I'm also contemplating the John Deere 5020 for robust field applications. For tillage work, the John Deere 4640 appears to be an excellent option, and the Kubota B7100 might be ideal for everyday tasks. Finally, I'm weighing whether the John Deere 1010 would provide the best value for diverse farming needs. Which option do you recommend?

    ResponderExcluir